|
|
|
|
|
|
|
imersão noturna #047, 2005 | 94x194cm
acrílico sobre chapa de metal galvanizado |
|
imersão noturna #047, 2005
(detalhe) |
|
imersão noturna #047, 2005
(detalhe) |
|
|
|
|
|
|
|
imersão noturna #053, 2005-07 | 94x194cm
acrílico sobre chapa de metal galvanizado |
|
imersão noturna #053, 2005-07
(detalhe) |
|
imersão noturna #053, 2005-07
(detalhe) |
|
|
|
|
|
|
|
imersão noturna #061, 2007 | 94x194cm
acrílico sobre chapa de metal galvanizado |
|
imersão noturna #061, 2007
(detalhe) |
|
imersão noturna #061, 2007
(detalhe) |
|
|
|
|
|
|
|
imersão noturna #068, 2009 | 37x61cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
imersão noturna #068, 2009
(detalhe) |
|
imersão noturna #068, 2009
(detalhe) |
|
|
|
|
imersão noturna #063, 2011 | 40x40cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
|
|
imersão noturna #051, 2012 | 37x61cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
|
|
|
|
|
imersão noturna #175, 2010-13 | 118x293cm
acrílico sobre alumínio |
|
imersão noturna #175, 2010-13
(detalhe) |
|
imersão noturna #175, 2010-13
(detalhe) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
imersão noturna #185, 2013 | 20x20cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
imersão noturna #108, 2014 | 20x20cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
imersão noturna #066, 2014 | 20x20cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
imersão noturna #060, 2014 | 20x20cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
imersão noturna #134, 2014 | 20x20cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
imersão noturna #070, 2014 | 20x20cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
imersão noturna #198, 2014-2015 | 20x20cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
imersão noturna #249, 2015 | 20x20cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
imersão noturna #242, 2015 | 20x20cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
imersão noturna #181, 2016 | 30x30cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
imersão noturna #250, 2016 | 20x20cm
acrílico sobre chapa de PVC |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Ao debruçar-se sobre imagens estáticas na tela de televisão, sejam fotografias, sejam imagens projetadas, o artista estabelece um processo de pintura minucioso e demorado para representar suas linhas e suas distorções. O tempo do fluxo veloz e contínuo da televisão é contraposto ao tempo demorado e lento da pintura e a imagem é assim dissecada e transposta para a superfície de metal galvanizado da pintura.
(...)
As pinturas de Ricardo Mello tomam como princípio formal a transmissão eletrônica de um monitor de televisão. Em seu tratamento pictórico, que incluiu ampliação e esgarçamento da definição das imagens, o pintor abre o que está literalmente em seu substrato e, como num palimpsesto, no qual camadas infinitas se sobrepõem, descobrimos outra significação na epiderme escondida das imagens geradas eletronicamente. A pintura, ao dar materialidade a esta outra trama da imagem e nos trazer o dado de temporalidade de sua artesania, nos recoloca a importante discussão do estatuto contemporâneo das imagens. |
|
Paulo Reis | 2009 |
|